sábado, 28 de janeiro de 2012
Rousimar Palhares - Grappling Highlight [HELLO JAPAN]
O que Rousimar “Toquinho” Palhares faz de diferente na hora de arrochar o pé no Jiu-Jitsu?
1. Repetição
Desde seus primeiros treinos de Jiu-Jitsu em Minas Gerais, com Iran Brasileiro, o iniciante Toquinho tratou de acreditar na posição, e repetir incansavelmente até hoje nos tempos de UFC. O fato de a chave de tornozelo machucar muito faz com que ela seja menos usada nos treinos. Toquinho não quis saber e lapidou o golpe, ainda que os parceiros de treino sofram um pouquinho com isso…
2. Mais que o arrocho, Rousimar Toquinho tem a força
Mesmo nos treinos, a vontade e a pressão com que Toquinho aplica suas chaves raramente permite que alguém escape. Ou bate ou fica. “Até o ataque devagar dele, durante os treinos, é muito forte. Até pela explosão natural que ele tem”, comenta Miltinho Vieira, companheiro de treinos e de UFC, onde foi recém-contratado para o peso até 66kg, de José Aldo. “Quem lapidou as chaves de pé do Toquinho foi o saudoso Eraldo Paes, que era um especialista, vinha da luta livre onde o pessoal sempre atacou os pés”, completa Miltinho. Oponente que o venceu na final do ADCC 2011, em Nottingham, André Galvão concorda: “Ele é muito forte esse bicho, é o seu maior diferencial ao meu ver”.
3. Máquina anatomicamente perfeita para o Jiu-Jitsu
No ADCC 2011, os atletas reparavam: “Olha o tronco do Toquinho, é em forma de T! Como alguém pode tirar o pé quando ele encaixa nas costelas?”. De fato, os braços fortes do ex-peão em Minas e as pernas ainda mais poderosas são aspectos que ajudam ainda mais a travar a perna do adversário. Com o bom encaixe, a técnica de torção faz o resto.
4. Prenda a perna, não o pé!
Como dizíamos acima, a maioria dos lutadores se preocupa essencialmente com o domínio do pé e não faz o devido ajuste das pernas. “No MMA, com o pessoal suado, o golpe acaba escapando. Toquinho ajusta muito bem as pernas, e fecha evitando tanto o giro como a fuga”, acrescenta o observador faixa-preta Francisco Sá, o Sazinho, fera do Jiu-Jitsu cearense, em conversa com nosso Junior Samurai.
4. Rivais desesperados
Cheios de medo do Jiu-Jitsu de Rousimar, os oponentes tentam fugir em vez de permanecer grudados em Toquinho
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário