sábado, 14 de janeiro de 2012


Aqui é o início de tudo. O primeiro passo. Na faixa branca você não sabe de nada mas a vantagem é que ninguém espera muito de você. Sendo um faixa branca, seu objetivo é criar um quadro de referência para o seu aprendizado futuro.. A faixa branca é onde você cria o “esboço” da imagem, antes de pintar o quadro.
Aprender a relaxar é uma habilidade absolutamente essencial e deve ser aprendida enquanto ainda estiver na faixa branca. A única maneira que você tem para aprender a relaxar será controlando seu ego. Foque toda sua energia nesta nova experiência e não se preocupe em ganhar ou perder.
Algumas metas na faixa branca:
1. Aprender os nomes de cada uma das principais posições e adquirir uma familiaridade básica com cada uma delas. Por exemplo, ser capaz de identificar a posição de guarda, montada, montada lateral…
2. Aprenda a controlar seu ego, ao aceitar que você vai ser derrotado pelos alunos mais avançados. Esta fase será muito importante pra você. Lembre-se de ter humildade. Um faixa preta é um faixa branca que não desistiu.
3. Acostume-se a “sentir” as posições no Jiu-Jitsu. Preste atenção em como seu corpo se move e na maneira como um adversário reage a você quando usa determinada movimentação.
4. Escolha uma técnica de cada vez e tentar dominá-la antes de passar para outra.




A federação mineira opta por colocar a faixa amarela antes da azul em todas as justamente para relativizar o grande tempo que o praticante passaria na branca antes de virar azul. O praticante quando passa pela faixa amarela é como se ele não parasse sua caminhada evolutiva. Aqui o faixa amarela não é mais nenhum leigo, já tem conhecimento de diversas posições e quando ele as estiver praticando bem já estará na hora da nova faixa.
Algumas metas sugeridas na faixa amarela:
1. Ir se familiarizando com os nomes dos golpes;
2. Observar bem a movimentação dos mais graduados ;
3. Ser humilde, sempre pedindo dicas pois você ainda esta engatinhando na arte.



Certa vez Roger Gracie, um dos melhores lutador de Jiu-Jitsu do planeta, foi perguntado: Como você ficou tão bom no Jiu-Jitsu? Depois de pensar um pouco, ele respondeu: “Eu construí todo meu jogo em cima de uma defesa sólida.” Defesa. Esta é a palavra. Uma boa defesa vai frustrar seu oponente fazendo com que ele desacredite em sua própria técnica e erre. Sua chance virá então daí… Notem que um bom professor de Jiu-Jitsu não irá dar para qualquer um de seus alunos uma faixa azul a menos que tenham uma defesa decente. Um bom faixa azul deve ser capaz de escapar das principais posições com relativa facilidade.
Em segundo lugar, Você terá que aprender a passar a guarda. Passar a guarda é um dos aspectos mais difíceis do Jiu-Jitsu. Você vai gastar uma grande quantidade de tempo na guarda de seus oponentes, por isso você deve tornar-se muito hábil em lidar com esta posição.
Algumas metas sugeridas na faixa azul:
1. Ter pelo menos duas saídas boas da montada e da montada lateral (100 quilo).
2. Ao menos duas técnicas para passar a guarda.
3. Competir em pelo menos uma competição


É a faixa da movimentação e do dinamismo. Você irá aprender como usar o seu próprio impulso, bem como o de seu oponente para alcançar seus objetivos de movimento. Um monte de “movimentos perdidos”, que você utilizava nas faixas anteriores deverá ser jogado fora, e isto pode levar tempo. Não desista da faixa roxa enquanto não tiver certeza que é um bom faixa roxa. Eu tenho um amigo que todos acreditam que já deveria estar na faixa marrom. O cara é um faixa roxa sinistro. Dá trabalho pra qualquer um. Está há aproximadamentem quatro anos na roxa (embora o prazo mínimo legal seja de dois anos) e ainda acha que não está bom o suficiente…
A faixa roxa também é onde você vai acabar consolidando os alicerces de seu jogo inteiro. Como mencionado anteriormente na faixa azul, sugiro que esta fundação deva ser uma defesa sólida também.. Conclusão: A defesa quando bem treinada leva o faixa-roxa de Jiu-jitsu a ter possibilidades de um contra-ataque eficiente. Você deve tentar passar o seu tempo nesta faixa enfocando os pontos fracos do seu Jiu-Jitsu, ou seja, os conhecidos “buracos” no seu jogo. Depois de passar horas tomando sufoco, decidi que o caminho certo que devo seguir é aperfeiçoar minha defesa, Há! Há!
Bem, um bom faixa roxa também deve ser ofensivo e perigoso em qualquer posição. Esta faixa é também onde o praticante de Jiu-Jitsu deve começar a aprender a atacar usando combinações de técnicas.
O faixa roxa deve ter uma guarda boa e eficaz. Devemos ter uma familiaridade com os diferentes tipos de guardas e nos especializarmos em pelo menos uma, de preferência duas.
Algumas metas sugeridas na faixa roxa:
1. Ter pelo menos 3 combinações de ataques da posição de guarda. Ex.: armlock da guarda, errou passa para omoplata no outro braço. O cara defendeu vai entao pro triângulo .
2. Ter pelo menos 3 finalizações do 100 quilo, da montada e da pegada pelas costas.
3. Familiarize-se com todas as variantes da posição Guarda. Por exemplo: Garda de gancho, Garda aranha, Garda De La Riva, guarda sentada.



Aqui você já terá desenvolvido o seu próprio estilo e provavelmente terá se especializado, sendo reconhecido como um lutador passador de guarda ou guardeiro, etc.…
Um faixa marrom decente é capaz de ensinar a arte para os outros. Na verdade, é nesta faixa que muitos praticantes de Jiu-Jítsu percebem que eles têm uma enorme paixão por ensinar e decidem embarcar na carreira de professores. Ele também entende que o ensino é uma boa maneira de consolidar o conhecimento que ele ganhou até este ponto.
O faixa marrom é muito bom em todas as posições. Na montada ou no 100 quilo, por exemplo, ele sabe como usar seu peso corporal de forma a garantir que seu oponente fique extremamente desconfortável. Inclusive para respirar fica difícil para quem está sofrendo a pressão de um faixa marrom. Ele vai passar a guarda, aproveitando-se mesmo da mínima oportunidade que aparecer. Seu equilíbrio será tão sólido que será muito difícil raspá-lo.
Nesta fase, ele também terá desenvolvido soluções para quase todas as técnicas mais comumente encontradas. Isso significa que ele estará um ou dois passos à frente de adversários de nível inferior.
Algumas metas sugeridas na faixa marrom:
1. Tentar dar algumas aulas em sua academia;
2. Aperfeiçoar a sua distribuição de peso e equilíbrio nas posições por cima;


O faixa preta de Jiu-Jitsu é verdadeiramente um mestre no combate corpo a corpo. Aqui o jogo dele é justíssimo. Sem espaço para erros. Ele é uma pessoa que sabe muito mais sobre seu próprio corpo, sua mente e suas limitações do que o indivíduo comum sabe sobre si mesmo.
O verdadeiro faixa preta é humilde, simpático e respeitador dos outros. Ele é um artista marcial altamente eficiênte e perigoso, porém utiliza suas habilidades e capacidades para defender e ajudar os menos capazes que ele.
O faixa-preta começa a olhar para tudo com uma nova visão. Ele pode perceber que o movimento mais básico que ele tem praticado milhares de vezes ainda não está perfeito e ser capaz de refiná-lo ainda mais.
Um faixa preta move-se com economia de movimento e graça. Mais importante, ele sabe quando mover-se e quando não se mover. Seu jiu-jitsu não é apenas eficaz mas também excelente.
Algumas metas sugeridas na faixa-preta:
Entender que a jornada ainda não acabou. Permanecer humilde e continuar a aprender e crescer e sempre ajudar aqueles que têem dificuldades durante a dura jornada até a faixa preta.

Fonte Site da academia multipla escolha

Postado por Praf. Faixa preta Marcinho Pimenta

Nenhum comentário:

Postar um comentário